« Voltar ao blog

Dicas de Marketing 2022 para Pequenas e Médias Empresas (PME's)

4 min. leitura
Com a turbulência causada pela pandemia, várias empresas procuram uma forma de se adaptar dentro do meio digital. Com isto pretendemos demonstrar algumas dicas para melhorar as estratégias de marketing para pequenas e médias empresas para o ano 2022!

Com a turbulência causada pela pandemia, várias empresas procuram uma forma de se adaptar dentro do meio digital. Devido a este período de tempo, as empresas têm agora a possibilidade de descobrir o mundo do marketing digital e optar por uma estratégia mais benéfica para alcançar o público-alvo.

Sabia ainda que:

  • Mais de 88% das pequenas empresas investem imenso nas redes sociais. Isto demonstra a importância das redes para alcançar os clientes;
  • Quase metade das pequenas empresas (54%) usa email marketing para facilitar as conexões pessoais com os seus clientes;
  • Pequenas e médias empresas (56%) planeiam em usar muito mais o Website Marketing para fortalecer a oferta;
  • Em 2020, várias PME's usaram imenso Marketing de Vídeo (32%)  para cativar possíveis consumidores;
  • Uma forma de ter atenção à base de financiamento, mais de metade das PME's (63%) contam com colaboradores para criar conteúdo de marketing digital junto com as suas restantes responsabilidades. Apenas 16% contudo usam profissionais de marketing digital;
  • Cerca de dois terços das PME's (63%) ainda usam o Marketing Tradicional nas suas estratégias, sendo ainda muito eficazes;
  • Mais de três quarto das pequenas empresas (76%) acreditam que o Marketing Digital é eficaz para alcançar os seus objetivos:
  • Em 2020, os 5 principais objetivos do marketing digital foram: converter leads (19%), aumentar o tráfego na web (17%), o aumento de rendimento dos produtos ou serviços vendidos (15%), aumentar a interação do cliente com a marca (14%) e gerar um grande número de leads (14%). Os objetivos diferenciam de acordo com cada negócio.

Com isto pretendemos demonstrar algumas dicas para melhorar as estratégias de marketing para pequenas e médias empresas para o ano 2022:

  1. Contruir uma presença digital
    Com o limite criado devido à própria pandemia as pequenas e médias empresas devem se focar no meio digital de forma a conseguirem alcançar os seus clientes. As redes sociais são um bom meio para expandir um negócio e são um elemento importante para estratégias de marketing. (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc…)

  2. Email Marketing
    O email marketing também é um elemento importante para qualquer estratégia de marketing. Permite o envio de emails para uma lista de contactos de uma empresa. É um canal direto de comunicação com o público, que pode ser usado para estreitar relacionamentos e para gerar potenciais clientes e vendas.
    O Email Marketing é uma técnica usada para divulgar produtos, informar sobre novas ofertas e enviar mensagens exclusivas para os clientes e potenciais clientes.

  3. Website Marketing
    Um website é a melhor ferramenta de marketing. A visibilidade online é importante para qualquer negócio e essencial para marcar presença no mercado. Por Website Marketing referimos à promoção do próprio website do negócio de forma a trazer mais visitantes. Estes visitantes são possíveis consumidores para o serviço ou produto e criasse assim uma oportunidade de convencer os consumidores para possíveis clientes.

  4. Marketing de Vídeo
    Usar vídeos como forma de marketing também acaba por elevar o negócio visto que o público acaba por usufruir do tempo a ver os próprios vídeos. A partir do marketing de vídeo consegue-se divulgar produtos e serviços e com isto criar o storytelling, a arte de contar histórias e uma prática poderosa para apelar às emoções dos consumidores. O uso desta ferramenta é importante para gerar confiança e ajuda na decisão de compra e é uma das formas mais fáceis de memorizar uma mensagem e, consequentemente, a empresa.

  5. Recursos internos de Marketing Digital
    Para as pequenas empresas com um financiamento mais apertado, usar os próprios colaboradores para criação de conteúdo de marketing digital também é uma excelente solução. Desta forma os próprios colaboradores já conhecem o produto ou o serviço da própria empresa e conseguem abranger mais em termos de marketing.

  6. Marketing Tradicional
    Uma forma de também aumentar as estratégias de marketing é usando o próprio marketing tradicional onde a comunicação é unidirecional, da empresa para o cliente, e por meio de publicidade direta e de massa. O objetivo do marketing tradicional é aumentar as vendas, instantaneamente e imediatamente.

  7. Determinar o objetivo da Empresa
    Antes de se começar a planear uma estratégia de marketing é essencial primeiro determinar o objetivo da empresa. A isto designa-se por uma identidade visual, a forma de como a empresa pretende que os seus clientes a reconheçam. A criação desta identidade deve ser feita com o intuito de representar a empresa de forma única e autêntica com o objetivo de ser reconhecida pelo seu produto ou serviço. Ao ter isto desenvolvido acaba por se tornar mais fácil em escolher uma estratégia de marketing que se integre bem dentro do negócio.

Uma campanha de marketing digital bem sucedida consegue beneficiar pequenas e médias empresas durante períodos imprevisíveis. O impacto da pandemia continua a deixar marcas ao longo do tempo, por isso, as empresas precisam de planear a longo prazo o marketing digital de forma que se diferenciam do mercado. 

Utilizar recursos internos para gerenciar o marketing digital e focar também no marketing tradicional são outras formas pelas quais estas empresas se debruçam devido ao seu financiamento, com o intuito de investir no crescimento e numa maior estabilidade da empresa.

Estas são algumas dicas para ajudar as várias empresas que ainda se encontram a adaptar-se ao período pós-covid.

Para alguma dúvida, contacto ou questão, pode sempre contactar-nos.

Leia também os nossos artigos sobre Como criar uma identidade Visual, A importância do Storytelling e sobre o Email marketing: O que é?.

Fontes: https://themanifest.com/digital-marketing/small-business-digital-marketing-tip
               https://venngage.com/blog/website-marketing/
               https://pt.economy-pedia.com/11040055-traditional-marketing