O Email marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no envio de emails para uma lista de contactos de uma empresa.
O Email marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no envio de emails para uma lista de contactos de uma empresa.
É um canal direto de comunicação com o seu público, que pode ser usado para estreitar relacionamentos e para gerar potenciais clientes e vendas, com uma excelente taxa de ROI (Return on Investment).
O Email marketing é uma técnica usada para divulgar produtos, informar sobre novas ofertas e enviar mensagens exclusivas aos seus clientes e potenciais clientes. É o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas e a sua aplicação traz inúmeras vantagens:
- Elevado alcance: o e-mail concentra todas as ações que se fazem noutras plataformas. Nem todas as pessoas têm redes sociais, mas certamente tem e-mail;
- Definir o público-alvo: é possível definir quem vai receber o seu e-mail, adaptando assim o conteúdo aos interesses do cliente;
- Formato Personalizado: o design é totalmente editável, as mensagens não tem limite de caracteres e pode-se usar imagens, links e gifs;
- Retorno Financeiro: o investimento é relativamente baixo e pode gerar grande volume de interações e vendas.
Como criar a sua base de emails
A base de e-mails de uma empresa deve ser construída de forma orgânica, com a autorização dos clientes para usar os seus dados e para receber emails.
Normalmente, os dados necessários para criar uma base de e-mails são o nome e o e-mail. Quanto menos dados forem pedidos, mais facilmente o cliente os fornece.
De facto, para alguém fornecer os seus dados pessoais, é necessário confiar na empresa e receber algo em troca que lhe traga valor. Esse valor poderá traduzir-se numa newsletter, num e-book gratuito, num catálogo, entre outros conteúdos que poderão interessar ao cliente.
Para ter sucesso, é importante que a lista de e-mails seja criada com clientes reais (e não comprados), visto que essas pessoas terão um interesse genuíno pelo conteúdo.
Após reunir alguns e-mails, já poderá segmentar conteúdos e criar uma estratégia de email marketing.
Como deve ser o conteúdo do Email marketing?
Um email com uma boa estratégia deve ter uma mensagem direta, humanizada, pensada especificamente para cada público-alvo com uma mensagem que traga algo novo e de valor para a pessoa que recebe.
O conteúdo do Email marketing deve ter um texto curto, uma linguagem adequada e deve incentivar o cliente a realizar uma ação ou a tomar uma decisão (gatilhos mentais e call to action (CTAs)).
Existem diversas plataformas utilizadas pelas empresas para envio de Email-marketing, nomeadamente, o Mailchimp, o HubSpot e o ActiveCampaign.
O Email marketing é uma estratégia de Marketing Digital que oferece inúmeras vantagens para uma empresa, visto que desenvolve um relacionamento mais próximo com o cliente e potenciais clientes através da personalização dos emails. É a melhor técnica para chegar aos clientes certos com os conteúdos certos.