« Voltar ao blog

Web 3? O que é? - Realidade Aumentada no benefício do nosso Dia-a-Dia

4 min. leitura
O conceito de Web1, Web2 e Web3 são usados para classificar os diferentes tipos de operações que caracterizam a web em diferentes pontos no tempo desde a sua invenção.

O conceito de Web1, Web2 e Web3 são usados para classificar os diferentes tipos de operações que caracterizam a web em diferentes pontos no tempo desde a sua invenção.

Web1 na altura seriam páginas estáticas da Web - sites apenas de leitura sem qualquer interação de um utilizador. Já ao entrarmos numa geração mais à frente, também e muito graças aos dispositivos (PCs e SmartPhones) também estes em constante melhoria, a Web2 torna-se assim mais numa ótica de ler, escrever, criar e interagir com o utilizador - a palavra mais fácil de interpretar talvez ambas as gerações, seria mesmo a 'Interação'. Sendo bastante conhecida e designada como a web social participativa. A Web3 é no entanto a terceira geração da World Wide Web, uma visão mais descentralizada da web, um trabalho ainda em andamento - a chave aqui seria mais em - ler, escrever, adquirir e imersividade - sendo a palavra mais forte, 'Aquisição e Imersividade' / 'Propriedade Digital & Interatividade'.

Contudo, isto não são só tudo jogos e visões talvez mais futuristas, etc .. Não!

Com isto estaríamos talvez a falar numa evolução da net, que nos permite ter funções digitais mais imersivas (palavra chave, 'Imersão'), ou seja, com uma interação mais quase real - tanto de fora para dentro, como de dentro para fora.

Um exemplo chamado 'de dentro para fora', seriam os vídeos acima e abaixo, ou seja, enquanto que no de cima é sempre uma versão mais futurística / inventada digamos quase (criativa) .. o debaixo é um exemplo de como podemos trazer essa solução mais digital na ajuda e no colmatar de alguns desafios que temos - como ver uma casa noutro país em Realidade Aumentada sem lá estarmos, ou, neste exemplo abaixo mais construtivo talvez, que permite a pessoas com handicap (como surdez), poder pela primeira vez entender um Emissor, sem contacto visual (linguagem gestual):


Xrai Glass


Web1

A Web1 refere-se à primeira etapa da evolução da World Wide Web. A Web1 é uma rede de entrega de conteúdo (CDN - Content Delivery Network) que permite a exibição de informação nos websites. Pode ser usada como um website pessoal. Custa o utilizador de acordo com páginas visualizadas. Contém diretórios que permitem aos utilizadores recuperar uma determinada informação. A era da Web1 foi entre 1991 a 2004.

3 funções essenciais que um website da Web1 possuía:

  • Páginas estáticas
  • Conteúdo apenas de leitura
  • Sem interação (comentar, falar ..)


Web2

Em 2004 quando a palavra Web2 tornou-se famosa devido à primeira conferência Web2 (mais tarde sendo conhecida como Web 2.0 Summit) realizada por Tim O'Reilly e Dale Dougherty, o termo foi cunhado por Darcy DiNucci em 1999. A Web2 refere-se a sites mundiais que destacam o conteúdo gerado por utilizadores, a usabilidade e a interoperabilidade para os utilizadores finais. A Web2 também é designada por Web Social Participativa. 

As aplicações da Web2 tendem em interagir muito mais com o utilizador final. Sendo assim, o utilizador final não é apenas um utilizador da aplicação mas também um participante nas ferramentas descritas a baixo:

  • Podcasting
  • Blogs
  • Marcações
  • Curadoria com RSS
  • Social bookmarking
  • Social networking
  • Social Media
  • Votação de conteúdo da web


Web3

A Semântica da Web (3) promete estabelecer "as informações do mundo" de uma maneira mais razoável do que a Google alguma vez conseguirá com o mecanismo e esquema que possui. É uma verdade parcial na perspetiva da conceção da máquina em oposição à compreensão humana.

Principais características que nos ajuda a definir o que é a Web3:

  • Semântica da Web: A evolução sucessiva da Web envolve a Semântica da Web. A Semântica da web aprimora as tecnologias da web em demanda para criar, partilhar e conectar conteúdo através de pesquisa e análises baseadas na capacidade de compreender o significado das palavras, em vez de palavras-chaves ou números
  • Inteligência Artificial (AI): Combinando esta capacidade com o processamento de linguagem natural, na Web3, os computadores conseguem distinguir a informação como um ser humano para fornecer resultados mais relevantes. Eles tornam-se mais inteligentes para atender os requisitos dos utilizadores
  • Gráficos 3D: O design tridimensional está a ser utilizado amplamente em websites e serviços na Web3. Guias de museus. jogos de computador, e-commerce, contextos geoespaciais, etc. são exemplos que utilizam os gráficos 3D
  • Omnipresença: O conteúdo é acessível através de várias aplicações, qualquer dispositivo encontra-se conectado à web e os serviços conseguem ser utilizados em qualquer lado.
  • DLT e Smart Contracts: Com a ajuda do DLT, podemos ter um banco de dados praticamente impossível de hackear, do qual cada um consegue ter valor para o próprio conteúdo e que podem possuir virtualmente, isto é a tecnologia que permite uma comunidade sem confiança por meio da integração de contratos fáceis que não necessita de ter um intermediário para ser um fiador para fazer esse contrato ocorrer em determinada causa, é baseado em dados do DLT. É uma ferramenta poderosa na qual consegue tornar o mundo em um lugar melhor para gerar oportunidades para todos na internet.


Para finalizar, estas são as principais diferenças entre Web1, Web2 e Web3, cada uma tendo a sua própria singularidade. Todos os três foram usados nos seus respetivos tempos e revolucionaram o mundo da web.


Leia também os nossos artigos sobre Metaverse e sobre a Realidade Aumentada.

Fontes:  https://www.geeksforgeeks.org/web-1-0-web-2-0-and-web-3-0-with-their-difference/
                
www.linkedin.com/posts/marakdavid_ar-future-tourism-activity-6998537445914910720-UNGI?utm_source=share&utm_medium=member_ios
               https://www.educative.io/answers/what-are-web1-web2-and-web3-concepts-in-internet-technology