O que é o 'Marketing Direcionado'?
O Marketing Direcionado é uma estratégia essencial para a fidelização de clientes através de mensagens adaptadas às suas necessidades e características particulares. É uma forma de as empresas se conectarem com o seu público e fazer com que o cliente se sinta valorizado e sinta que essa comunicação de marketing é direcionada para ele, para o seu perfil.
Quais os benefícios do Marketing Direcionado?
O Marketing Direcionado passa por um processo de segmentação baseado em fatores como dados demográficos, localidade, sexo, idade, interesses, profissão, etc ..
Com uma estratégia bem direcionada, conseguem as empresas ganhar bastantes benefícios, como:
- Aumento de reação – ao realizar uma promoção personalizada que cria um apelo a possíveis clientes através dos seus gostos, necessidades e interesses - acaba por desenvolver um aumento das conversões, fidelização e incentiva ao impulso de repetição de compras;
- Aumento da lealdade à marca – os clientes apreciam uma marca em que os seus conteúdos atendam às suas necessidades;
- Consistência – havendo uma maior fidelização da marca origina uma maior lealdade dos clientes. Os consumidores esperam que as marcas reconheçam quem são - a comunicação personalizada com base no histórico de compras fornece esse tipo de reconhecimento;
- Aumento de eficiência – o marketing direcionado acelera o processo de compra, facilitando o acesso dos clientes aos produtos para uma compra mais personalizada;
- Relacionamento mais aprofundado com os clientes – os consumidores procuram autenticidade no relacionamento com a marca, eles pretendem ser reconhecidos pela sua identidade e não apenas como mais um segmento-alvo.
5 Dicas para um bom Marketing Direcionado
- Recomendações de produtos
Uma técnica bastante usada consiste na exibição de produtos em que o cliente já tenha interagido com eles (seja uma abertura, um adicionar ao carrinho, etc..) - esta técnica tem como termo de “retargeting”. - Interaja com os clientes
Tanto o conteúdo como o momento exato de uma mensagem são essenciais para um marketing eficaz. O não comunicar ou interagir com os clientes nas alturas certas, - como após um carrinho abandonado – poderá resultar numa não conversão desse mesmo cliente por ter perdido o timing apropriado (geralmente a comunicação de carrinhos abandonados, o timing apropriado é sempre entre 1 a 3 dias). - Notifique os seus clientes
Uma das melhores estratégias de marketing direcionado é notificar os clientes sobre produtos ou serviços relevantes para eles ou sobre produtos que se encontram novamente disponíveis. O uso de notificações para novas campanhas ou lançamentos também capta a atenção do consumidor. - Conheça os seus clientes
Tal como as empresas querem que os clientes se conectem com a marca, também os clientes querem que as empresas se conectem com eles através de experiências on e off-line. As mensagens personalizadas enviadas para o público devem ser sempre lançadas em ocasiões especiais relacionadas com a marca para adicionar valor à experiência do cliente. - Mostre valores verdadeiros aos seus clientes
Uma estratégia excelente para fidelizar clientes são os chamados programas de fidelidade ou “loyalty programs”. No entanto, é necessário saber quais os produtos que os clientes compram e com que frequência o fazem para criar uma satisfação no consumidor, pois dessa forma consideram que a empresa leva em conta os seus interesses e oferece promoções interessantes.
Antes de se implementar o marketing personalizado numa empresa é necessário conhecer o cliente e o que ele procura isto, através de ferramentas de marketing que possuem a capacidade de registo e análise do comportamento de cada consumidor.
O Marketing Direcionado faz com o cliente tenha uma experiência única.
Para qualquer dúvida, não hesite em nos contactar!
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