« Voltar ao blog

A importância do Storytelling e do Branding emocional.

2 min. leitura
O Storytelling é a arte de contar histórias e é uma das práticas mais poderosas para apelar às emoções dos consumidores. Esta técnica é usada em diversos meios, nomeadamente, no Marketing e na Publicidade.

    O Storytelling é a arte de contar histórias e é uma das práticas mais poderosas para apelar às emoções dos consumidores. Esta técnica é usada em diversos meios, nomeadamente, no Marketing e na Publicidade. 

    O Storytelling e o Branding emocional têm como objetivo contar uma história, em que o seu cliente se sinta envolvido e emocionado, acabando por criar uma relação positiva com a sua marca. 

    Assim, hoje em dia, para se conseguir destacar, não basta ter uma boa história, é necessário saber apelar às emoções do seu público de forma única. Isto só é possível se a sua marca conseguir transmitir a mensagem de forma criativa e cativante e se for ao encontro das expectativas e das emoções do seu público-alvo. 

    De facto, as pessoas podem facilmente esquecer-se das características e dos produtos de uma marca. No entanto, raramente, se esquecem dos sentimentos provocados por ela. Assim, o Branding emocional cria vínculos entre os clientes e as marcas, entrando na mente dos consumidores e criando relações de fidelidade. 

    O uso do Storytelling é importante porque gera confiança, identificação com a história, ajuda na decisão de compra e é uma das formas mais fáceis de memorizar uma mensagem  e , consequentemente, uma marca.  



Como criar um bom Storytelling?

    O Storytelling é usado em Marketing de conteúdo, pois é possível tornar o seu conteúdo numa história. Para isso, é necessário ser criativo e conseguir transmitir emoções positivas para que, posteriormente, a marca seja bem posicionada na mente do consumidor. 

    Para construir um bom Storytelling tem que se ter em consideração alguns elementos, sendo eles, a mensagem, a forma como é transmitida, o ambiente da história, o conflito e a personagem. Todas estas caracteristicas, se não forem bem trabalhadas e apresentadas, poderão não ser capazes de captar e de atrair a atenção do seu público-alvo. 

    O Storytelling pode ser utilizado em formato vídeo, fotografia,  áudio ou texto. Se empresas gigantes, como a Nike e a Coca-cola, utilizam esta prática, constantemente, nas suas publicidades, porque não utilizar também na sua marca?

    Assim, contar histórias e apelar às emoções do público comprovou ser uma estratégia de comunicação verdadeiramente eficaz e capaz de criar relações de proximidade, de fidelidade e de influencia sobre os seus clientes.

Fontes:  https://comunidade.rockcontent.com/storytelling/

 https://eco.sapo.pt/2020/12/02/a-importancia-de-storytelling-na-gestao-de-pessoas/

https://rockcontent.com/br/blog/storytelling-emocional/