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Como criar uma Identidade Visual?

3 min. leitura
Todas as marcas possuem uma identidade visual, é a forma de como a empresa pretende que os seus clientes a reconheçam. A criação desta identidade deve ser feita com o intuito de representar a empresa de forma única e autêntica com o objetivo de ser reconhecida pelo seu produto ou serviço.

Todas as marcas possuem uma identidade visual, é a forma de como a empresa pretende que os seus clientes a reconheçam. A criação desta identidade deve ser feita com o intuito de representar a empresa de forma única e autêntica com o objetivo de ser reconhecida pelo seu produto ou serviço. Uma identidade visual consiste na combinação de elementos visuais que resultam numa reflexão da marca como um todo: Logo, cores, slogans, tipografias, etc…

Qual a diferença entre Identidade Visual, Marca e Branding?

Apesar de identidade visual, marca e branding serem três conceitos diferentes eles complementam-se:

  • Identidade Visual: é o conjunto de todos os fatores que envolvem o visual da empresa: logo, paleta de cores, tipografia…;
  • Branding: são todas as ações que ajudam a fortalecer a marca, isto é, a divulgação de conteúdo;
  • Marca: é um conjunto de valores e experiências que ela transmite para o público, não apenas um símbolo gráfico, mas sim a representação de um todo;


A necessidade de uma Identidade e a sua importância.

Uma empresa necessita de uma identidade visual para captar a atenção do seu público, é um elemento importante para que os clientes entrem em contacto com o negócio. Se o plano visual não apelar ao público muito dificilmente irão mostrar interesse.

Para se compreender a importância de uma identidade visual a empresa tem de investir na sua construção para puder usufruir dos seus benefícios:

  • Torna-se única e diferencia-se da concorrência;
  • Aumenta a confiança entre o negócio e os clientes;
  • Melhora a imagem da empresa dentro do mercado;
  • Aproxima-se do público-alvo;
  • Atrai e fideliza clientes.

Uma identidade de marca forte torna a empresa forte, é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa.


Como desenvolver uma Identidade Visual para uma empresa?
  1. Conheça o seu negócio, público-alvo e concorrência
    O primeiro passo, tal como quando se inicia a criação de um negócio, é realizar uma pesquisa no mercado.
    É preciso definir 3 fatores importantes: 
    Público-alvo: saber o que o público-alvo procura e como o serviço ou produto do negócio lhes poderá ajudar é vital para obter uma identidade visual única.
    Concorrência: saber o que diferencia o seu negócio com o da concorrência é essencial para o desenvolvimento de uma marca com sucesso.
    Personalidade: uma marca para se destacar necessita de personalidade. Ao criar uma identidade visual as cores escolhidas, tipografias e imagens são essenciais para uma representação visual que apela ao público e que comunique “quem é”.

  2. Criar um logo que fale por si
    O logo de uma empresa é importante para a identidade da marca. É preferível que capte a essência da marca em um elemento visual único e apelativo no qual faça os clientes memorizarem com facilidade.

  3. Desenvolva a sua presença online
    Uma forma de desenvolver a identidade visual é através de plataformas online. Consegue desenvolver uma comunicação mais próxima ao público-alvo através da voz da sua marca até à escolha de esquema de cores. 
    Estes são alguns pontos de como criar uma identidade visual que se adeque à sua empresa e que ajude destacar-se da concorrência.
    Contudo, há alguns pontos importante para ter em mente enquanto desenvolve a identidade do negócio:
    • Consistência: Um fator importante no branding é a consistência. Se não mantiver um marketing consistente de uso do seu logo e palete de cores a identidade da sua marca acaba por se perder no meio de ruído.
    • Simplicidade: Uma forma de puder passar a mensagem para o seu público é mantendo esta simples de forma a que reconheçam a empresa quase que intuitivamente.
    • Resultados: No final, o propósito é ajudar a empresa a crescer e destacar-se no mundo do mercado, se não houver resultados pretendidos, convém sempre experimentar algo novo.

Ter uma identidade bem definida é importante para qualquer estratégia de negócio, é uma prioridade. Quando bem trabalhada, mais fácil é o processo de cativar clientes.

Para qualquer dúvida ou solicitação de branding, não hesite em nos contactar!