Como criar uma Identidade Visual?

Todas as marcas possuem uma identidade visual, é a forma de como a empresa pretende que os seus clientes a reconheçam. A criação desta identidade deve ser feita com o intuito de representar a empresa de forma única e autêntica com o objetivo de ser reconhecida pelo seu produto ou serviço. Uma identidade visual consiste na combinação de elementos visuais que resultam numa reflexão da marca como um todo: Logo, cores, slogans, tipografias, etc…
Qual a diferença entre Identidade Visual, Marca e Branding?
Apesar de identidade visual, marca e branding serem três conceitos diferentes eles complementam-se:
- Identidade Visual: é o conjunto de todos os fatores que envolvem o visual da empresa: logo, paleta de cores, tipografia…;
- Branding: são todas as ações que ajudam a fortalecer a marca, isto é, a divulgação de conteúdo;
- Marca: é um conjunto de valores e experiências que ela transmite para o público, não apenas um símbolo gráfico, mas sim a representação de um todo;
A necessidade de uma Identidade e a sua importância.
Uma empresa necessita de uma identidade visual para captar a atenção do seu público, é um elemento importante para que os clientes entrem em contacto com o negócio. Se o plano visual não apelar ao público muito dificilmente irão mostrar interesse.
Para se compreender a importância de uma identidade visual a empresa tem de investir na sua construção para puder usufruir dos seus benefícios:
- Torna-se única e diferencia-se da concorrência;
- Aumenta a confiança entre o negócio e os clientes;
- Melhora a imagem da empresa dentro do mercado;
- Aproxima-se do público-alvo;
- Atrai e fideliza clientes.
Uma identidade de marca forte torna a empresa forte, é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa.
- Conheça o seu negócio, público-alvo e concorrênciaO primeiro passo, tal como quando se inicia a criação de um negócio, é realizar uma pesquisa no mercado.É preciso definir 3 fatores importantes:Público-alvo: saber o que o público-alvo procura e como o serviço ou produto do negócio lhes poderá ajudar é vital para obter uma identidade visual única.Concorrência: saber o que diferencia o seu negócio com o da concorrência é essencial para o desenvolvimento de uma marca com sucesso.Personalidade: uma marca para se destacar necessita de personalidade. Ao criar uma identidade visual as cores escolhidas, tipografias e imagens são essenciais para uma representação visual que apela ao público e que comunique “quem é”.
- Criar um logo que fale por si
O logo de uma empresa é importante para a identidade da marca. É preferível que capte a essência da marca em um elemento visual único e apelativo no qual faça os clientes memorizarem com facilidade. - Desenvolva a sua presença onlineUma forma de desenvolver a identidade visual é através de plataformas online. Consegue desenvolver uma comunicação mais próxima ao público-alvo através da voz da sua marca até à escolha de esquema de cores.Estes são alguns pontos de como criar uma identidade visual que se adeque à sua empresa e que ajude destacar-se da concorrência.Contudo, há alguns pontos importante para ter em mente enquanto desenvolve a identidade do negócio:
- Consistência: Um fator importante no branding é a consistência. Se não mantiver um marketing consistente de uso do seu logo e palete de cores a identidade da sua marca acaba por se perder no meio de ruído.
- Simplicidade: Uma forma de puder passar a mensagem para o seu público é mantendo esta simples de forma a que reconheçam a empresa quase que intuitivamente.
- Resultados: No final, o propósito é ajudar a empresa a crescer e destacar-se no mundo do mercado, se não houver resultados pretendidos, convém sempre experimentar algo novo.
Ter uma identidade bem definida é importante para qualquer estratégia de negócio, é uma prioridade. Quando bem trabalhada, mais fácil é o processo de cativar clientes.
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