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User Experience: 5 Normas para o Sucesso do seu Site

4 min. leitura
O seu site pode parecer fantástico, com um design moderno e imensas funcionalidades diferentes, mas se os seus visitantes tiverem dificuldade em navegar e obter informação, não terá sucesso.

O que é User Experience e qual a sua importância?
 

O seu site pode parecer fantástico, com um design moderno e imensas funcionalidades diferentes, mas se os seus visitantes tiverem dificuldade em navegar e obter informação, não terá sucesso.

 

É aqui que surge a User Experience (UX), disciplina que procura otimizar a experiência dos utilizadores com as páginas de um site, desde o primeiro contacto.

 

 

Uma má experiência de utilização pode fazer com que os seus visitantes desistam de usar o seu site e optem pelo site da concorrência. Assim sendo, a navegabilidade do site deve ser intuitiva e agradável, pois quanto melhor for a experiência do utilizador, maior será a probabilidade de este voltar ao site e converter.

 

Otimizar a jornada do utilizador é ainda mais importante para sites de eCommerce.

 

Para comprar on-line, o visitante tem que entender o que o site vende e encontrar facilmente o artigo em que está interessado. Por isso, otimizar a homepage, páginas de categoria e processo de checkout é importantíssimo para a uma boa experiência de navegação.

 

De seguida iremos abordar algumas das normas de otimização de UX para website.

 

 

 
 
Boas práticas de UX
 

 

Agora que já sabe o que é User Experience e qual a sua importância para o sucesso do seu website, deixamos-lhe algumas dicas de boas práticas para uma boa experiência de utilização.

 

 
1.Homepage – apresentação da marca e produtos/serviços
 

Nem todos os visitantes do site entram através da página inicial, mas para aqueles que o fazem, a página deve apresentar a marca, a sua área de negócio e explicar o que a diferencia da concorrência.

 

No caso de sites de eCommerce, a Homepage deve conter as principais ofertas de produtos/serviços e permitir que os utilizadores os possam adquirir sem ter que visitar a página do produto.

 

2.Organização clara dos produtos/serviços
 

Menus e categorias de produtos devem ser claros e fazer sentido para o utilizador. Este deve entender rapidamente cada categoria e o que a diferencia das outras, para que possa escolher em qual clicar.

 

Quando os utilizadores não encontram o que desejam onde esperam encontrá-lo, assumem que o site não responde às suas necessidades.

 

3.Incluir subcategorias através de lista de produtos
 

Esta opção facilita o acesso às subcategorias e ajuda os utilizadores a navegar para um grupo de produtos mais específico a fim de evitar o excesso de opções de escolha.

 

4. Informações do Produto Detalhadas
 

Quanto mais informação o cliente obtiver dos produtos na página de categoria/subcategoria, menos páginas de detalhe de produto terá que visitar para tomar uma decisão informada.

 

Estas são algumas das informações que poderá incluir na pré-visualização dos seus produtos:

Características importantes no nome do produto
Fotos com qualidade suficiente para identificar o produto e entender as diferenças entre os artigos
Indicar opções disponíveis
Preço
Avaliações de clientes
Diferenciar artigos populares, novos ou em promoção
Informação de disponibilidade em stock
Opção de Pré-visualização rápida (breve descrição do produto)
Imagens alternativas (através de carrocel, por exemplo)
 

5. Checkout fácil e direto


Fonte: https://baymard.com/blog/ecommerce-checkout-usability-report-and-benchmark
 

Segundo um estudo realizado pelo instituto Baymard, 26% dos utilizadores desistem da sua encomenda no processo de checkout por este ser demasiado complicado. Ora, isto significa que se o processo de checkout do seu site não estiver otimizado está a perder vendas e potenciais clientes.

 

Deixamos-lhe algumas dicas para otimizar o processo de compra do seu site:

Evitar pontos de fuga – remover menus, banners e todas as distrações possíveis;
Assinalar as etapas do processo, para o cliente saber em que fase está e quantas faltam para concluir a operação;
Permitir retroceder sem perder as informações já inseridas;
Fornecer um resumo da encomenda durante as etapas;
Formulários claros e o mais diretos possível;
Permitir efetuar a compra sem registo.
 

 

 
Conclusão
 

O consumidor atual está cada vez mais informado e exigente, e as suas expectativas de como um website deve responder às suas necessidades são cada vez mais altas.

 

User Experience significa então, otimizar o processo de navegação das páginas de um website com base nas expectativas do utilizador de como a navegação deve fluir.

 

Este processo tem como finalidade providenciar uma boa experiência de navegação aos visitantes do site, o que por sua vez resultará em mais conversões e maior retenção do utilizador.

 

No caso de eCommerce, ter o site otimizado para a navegação do utilizador é imprescindível. Homepage, páginas de categoria e páginas de produto/serviço são prioritárias no processo de otimização.

 

Para oferecer uma boa experiência de navegação aos seus visitantes, um website deve fornecer uma apresentação da marca e produtos/serviços na Homepage, organizar os conteúdos ou produtos/serviços de forma clara, fornecer informações do produto detalhadas na pré-visualização e, facilitar o processo de checkout.

 

Com isto, a questão que se impõem é: “O seu site fornece uma boa experiência ao utilizador?”

 

Se quiser saber a resposta contacte-nos! Elaboramos um diagnóstico ao seu website e apresentamos-lhe as soluções para uma User Experience otimizada.