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SEO OnPage – Como aparecer no Top10 do Google

5 min. leitura
Qualquer que seja a sua área de negócio, se tem um Website este precisa estar bem posicionado no ranking dos motores de busca.

Qualquer que seja a sua área de negócio, se tem um Website este precisa estar bem posicionado no ranking dos motores de busca.

 

Estudos revelam que 71.33% das pesquisas terminam na primeira página de resultados do Google, e 67.60% dos utilizadores clicam nos primeiros 5 resultados orgânicos.

 

Fonte: https://moz.com/blog/google-organic-click-through-rates-in-2014
 

Ora, um bom posicionamento orgânico nos motores de busca é fundamental para que uma empresa se destaque nas pesquisas e obtenha mais tráfego e conversões.

 

Para conseguir alcançar este feito é necessário que as páginas do seu site cumpram algumas normas de otimização que vamos abordar de seguida.

 

 

SEO OnPage – Principais Normas
 

 

SEO OnPage é a prática de otimizar elementos nas páginas do site para melhorar a sua classificação no ranking de pesquisas dos motores de busca e assim gerar mais tráfego para o site.

 

Existem vários fatores de classificação que são analisados pelos algoritmos da Google a fim de detetar se o seu site está otimizado, tanto para ser indexado pelo motor de busca como para uma boa experiência de navegação do utilizador. Aqui vamos concentrar-nos nos 5 aspetos de otimização OnPage que consideramos mais importantes para o sucesso de um website.

 

 

Meta Title
 

A Meta Title é nada mais do que título da página.

 

Este elemento é exibido nos separadores dos browsers, nas partilhas nas redes sociais e, o mais importante, como título clicável nas páginas de resultados de pesquisa dos motores de busca (SERP’s).

 

Fonte: https://blog.hubspot.com/marketing/optimized-web-page-anatomy
 

Um bom título pode fazer a diferença na hora de o utilizador clicar e aceder ao seu site ou não. Por isso deve ter em atenção os seguintes parâmetros:

Atribuir um título diferente para cada página do site
Descrever precisa e concisamente o tema da página
Respeitar a formatação Keyword Principal – Keyword Secundária | Marca/Domínio
Limitar o comprimento entre 30 a 60 caracteres.
 

 

Url
 

O URL ou “endereço do site” identifica a estrutura do site, descrevendo o caminho de navegação percorrido até à página de destino tanto aos motores de busca como aos utilizadores.

 

Apesar de serem um fator menor para a classificação do site nos motores de busca, o URL pode ter um grande impacto na Taxa de Cliques (CTR), principalmente quando partilhado nas redes sociais.

 

Fonte: https://moz.com/learn/seo/url
 

Um URL bem estruturado deve:

Ser simples e preciso
Evitar números e códigos de identificação (referências de produtos, SKUs…)
utilizar hífens para separar as palavras – melhora a legibilidade
utilizar apenas letras minúsculas
ter no máximo 115 caracteres
 

 

Meta Description
 

A Meta Description é, tal como o nome indica, uma breve descrição de uma página, utilizada nos resultados de pesquisa para fornecer ao utilizador, e aos motores de busca, uma visão geral do conteúdo dessa página.

 

Apesar de não ser um fator de classificação para o algoritmo da Google, as Meta Description podem afetar a Taxa de Cliques da página e, por consequência, a sua classificação no ranking de pesquisas.

 

Uma boa descrição deve:

Ser diferente para cada página do site
Conter palavras-chave relevantes
Terminar num call-to-action para aliciar ao clique.
Conter no máximo 156 caracteres (limite visível nas SERPS)
 

 

Conteúdo
 

O conteúdo de uma página é extremamente importante para os motores de busca, pois é a resposta à pesquisa do utilizador e é o que o algoritmo vai ler para decidir mostrar a sua página nas SERPS.

 

Uma página otimizada deve conter conteúdo relevante e exclusivo sobre determinado tópico/produto. Deve, portanto, evitar utilizar o mesmo conteúdo em várias páginas do site e nunca copiar conteúdo de outros sites. Pois, hoje em dia os motores de busca conseguem detetar conteúdo duplicado e penalizam os sites que o façam.

 

Além da qualidade e relevância, o conteúdo deve conter os seguintes parâmetros:

 

Headings
 

Os Headings servem para destacar os tópicos principais do conteúdo. Cada página do site deve conter apenas um H1 por página (tópico principal/título) e respeitar a hierarquia estrutural (H1, H2, H3…). Os Headings são também uma ótima oportunidade para dar destaque às palavras-chave.

 

Palavras chave
 

O uso de palavras-chave continua a ser muito importante para SEO, no entanto deve evitar a repetição da mesma palavra-chave ao longo do conteúdo. Em vez disso utilize sinónimos e tópicos relacionados, tornando o conteúdo mais relevante para o utilizador.

 

Links
 

Inserir links no texto para outras páginas do site, e até para outros sites de referência, é algo que o Google valoriza na classificação do site. Além do que, ajuda a aumentar o número de páginas visualizadas (Page /Session) pois direciona o utilizador para outras páginas do site.

 

Fonte: https://blog.hubspot.com/marketing/optimized-web-page-anatomy
 

 
 

Imagens otimizadas
 

 

Incluir imagens nas páginas do seu site, além de tornar o seu conteúdo mais interessante e apelativo, é uma oportunidade para que o site surja também nas pesquisas por imagens (Google Images). Mas para que isso seja possível é necessário cumprir os seguintes aspetos:

 

Atribuir um título que descreva a imagem (não utilizar códigos, referências de produtos, SKUs…)
Atribuir Alt Text – descrição da imagem, utilizada para fornecer uma descrição da imagem a quem não consegue vê-la (utilizadores com deficiência visual e motores de busca).
Não exceder os 100kb por imagem, para não comprometer a velocidade de carregamento da página.
 

 

Conclusão
 

Otimizar as páginas do seu website segundo estas normas de SEO irá melhorar a qualidade da informação fornecida aos motores de busca e permitir que o site seja exibido corretamente nos resultados de pesquisa.

 

Isto resultará numa melhor posição no ranking, o que por consequência trará mais visitantes e conversões ao seu site.

 

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