Realidade Aumentada
A realidade aumentada já está presente no nosso dia-dia, não só para entretenimento, mas também como uma ferramenta valiosa no mercado de trabalho e na educação!
Tudo começou propriamente na indústria dos jogos com o objetivo de os tornar mais interativos, dinâmicos e divertidos. Em relação à educação / trabalho, nomeadamente referente a conferências e reuniões remotas, o objetivo é obviamente aproximar as pessoas melhorando a dinâmica de como estas interagem durante essas mesmas conferências.
Com a pandemia como todos nós sabemos, houve o fecho do comércio físico fazendo com que as empresas apressassem o seu processo de digitalização e tecnologia, no sentido a garantir que os seus serviços e produtos chegassem na mesma ao cliente estivesse ele onde estivesse. Um dos processos também usados e iniciados pela Facebook (agora Meta), no seu programa da Facebook Horizon, foram também as meetings em 3D / Realidade Aumentada. Este tipo de tecnologia já existe há muito tempo, mas em 2021 por causa da pandemia que estava a decorrer começou a aumentar muito mais a importância e começou-se cada vez mais a apostar nela.
O que é Realidade Aumentada?
Existem dois tipos de realidades, a realidade virtual e a realidade aumentada.
A diferença entre estas duas realidades é muita, quando nos referimos à realidade virtual estamos a especificar que é um mundo que se passa através dos computadores, quando mencionamos a realidade aumentada é a junção de dois mundos, o mundo 3D e o mundo que vivemos (exemplo do famoso jogo Pokemon Go).
Para a realidade virtual é utilizado um par de óculos sendo que a ideia deste tipo de realidade é exibir o mundo virtual criado através de computadores. Já a realidade aumentada é um mundo criado para o usuário que estiver a utilizar conseguir simular várias ações digitais num mundo real que o conhecemos. Desta forma conseguimos entender que a diferença destas duas realidades são, basicamente os objetivos de cada uma.
Como é que funciona?
Para interagimos com a realidade aumentada necessitamos logo á partida de um dispositivo com camara, porque é a partir da camara desse dispositivo que é transmitida a imagem do conteúdo pretendido, para ser transmitido para o mundo real e aí conseguir-se ver os objetos visuais.
Este tipo de realidade é bastante usada ao nível do marketing. A ideia é que os consumidores interajam com os produtos de cada empresa e tenham uma perceção de que ele está mais próximo com os mesmos - exemplo já falado num dos nossos artigos publicados de Realidade Aumenda - 'OneClickBuy'. Contribuindo com que o produto se apresente através de diversas formas, tamanhos e feitios, oferecendo assim uma visão muito próxima do produto real.
A ideia desta tecnologia é aumentar a realidade e a perceção do produtos em 3D, quase como que se o produtos estivesse mesmo ali. Ok, o cliente não o consegue tocar, mas em contra-partida, consegue ter uma perceção do tamanho (colocando por exemplo o produto em 3D perto de um outro objeto da sala), das cores, visão em 360º, entre outras vantagens.
A Realidade Aumentada abrange várias áreas tais como:
- Vendas
Com este método é possível que os clientes consigam ter uma perceção do produto sem estar em contacto com ele fisicamente. Desde experimentar um par de óculos a ver um como um sofá novo fica na sala. A Realidade Aumentada introduz uma nova dinâmica no conceito de compras online. - Entretenimento
A capacidade de trazer elementos do mundo digital ao mundo real oferece o potencial criar conteúdo envolvente na área de entretenimento. Um exemplo a dar bastante popular que usufrui deste tipo de aplicação é o jogo da Nintendo “Pokémon GO”. - Reuniões e Conferências
A possibilidade e cada vez mais próximo de nos comunicarmos uns com os outros via hologramas / modelos em 3D.
A realidade aumentada teve um grande impacto no mundo da tecnologia nos últimos anos devido ao seu sucesso e espera-se que continue a crescer.
Cada vez mais empresas apostam na Realidade Aumentada para se diferenciarem e adaptarem o seu negócio ao mundo online. Oferecem a oportunidade aos clientes de experimentarem o produto a partir do local que estejam e às horas que quiserem sem confusão e assim terem uma visão do produto.
Para alguma dúvida, contacto ou questão, pode sempre contactar-nos relativamente a este serviço de Realidade Aumentada, exemplo de alguns dos nossos serviços.
Leia também os nossos outros artigos sobre Metaverse e Realidade Aumentada - "One-Click-Buy".
Fontes: https://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-realidade-aumentada-e-como-ela-funciona
https://www.blink-it.pt/realidade-aumentada/
https://www.educatech.pt/realidade-aumentada/
https://www.uptime.com.br/blog/realidade-aumentada-tudo-o-que-voce-precisa-saber
https://blog.apportugal.com/pt/leve-os-eventos-para-o-mundo-da-realidade-aumentada
https://transformacaodigital.com/tecnologia/os-beneficios-da-realidade-aumentada-para-os-negocios/
https://blog-online.pucrs.br/public/realidade-aumentada-a-tendencia-para-2021/
Categorias
- Ajude a Apoiar a UCRÂNIA 2
- Aplicações Mobile 12
- Digital Marketing 47
- Inteligência Artificial (AI) 2
- Outros 31
- Realidade Aumentada 10
- SEO 18
- Social Media 22
- Web Design 14
- Web3 2
- Websummit 12