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O fim do Google Plus e o seu impacto no SEO

3 min. leitura
Depois da grande falha de segurança, em Março de 2018, que colocou os dados pessoais de cerca de 500 mil utilizadores do Google Plus à disposição de terceiros, a Google anuncia o fim desta rede social, agendado para Agosto deste ano.

Depois da grande falha de segurança, em Março de 2018, que colocou os dados pessoais de cerca de 500 mil utilizadores do Google Plus à disposição de terceiros, a Google anuncia o fim desta rede social, agendado para Agosto deste ano.

 

Criado em 2011 para fazer concorrência ao Facebook, aproveitando a base de utilizadores que já tinha, o G+ nunca conseguiu atingir os seus objetivos. Ben Smith, Vice-Presidente de Engenharia da Google, revelou que os níveis de utilização e engagement da plataforma seriam extremamente baixos, sendo que cerca de 90% das sessões durariam menos de 5 segundos. (fonte: Google Blog)

 

Em 2015 a Google chegou a mesmo a alterar o posicionamento da plataforma, transformando-a numa rede social em torno de interesses e não de conexões pessoais. Mas nem isso foi suficiente para atrair os utilizadores.

 

 

Google Plus & SEO
 

Apesar de não resultar como rede social, o G+ tem sido uma ferramenta valiosa nas estratégias de SEO.

 

Sendo uma plataforma pertencente à Google, ter um perfil nesta rede social associado a um site é fundamental para fazê-lo subir na página de resultados do motor de busca. Até então era necessário apostar numa partilha regular de conteúdos relevantes relacionados com a área de negócio e interessantes para o público-alvo. O Google lia esse conteúdo, assim como o seu engagement, e associava essa importância ao site, subindo a sua posição nos rankings de pesquisa.

 

 

Apesar de lamentável, o fim desta plataforma não significa que perderá o meio de divulgação do seu negócio nos resultados de pesquisa orgânicos.  Pois, entretanto, a Google desenvolveu outras plataformas mais direcionadas para esse efeito, que pode (e deve) utilizar e que passamos a analisar.

 

 

Google My Business
 

O Google My Business é uma plataforma que permite aos empresários divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, em todos os produtos e plataformas do Google.

 

 

As suas principais funcionalidades são:

Disponibiliza informação como descrição, localização, contactos e horário de funcionamento, importante para garantir que os clientes obtêm informação correta sobre o que a sua empresa faz e como entrar em contacto.
Melhora a visibilidade em toda a web pois, além das pesquisas locais, muitos sites de terceiros contam com o Google para obter informações, portanto, um perfil completo aumentará as probabilidades de destaque da sua empresa.
Permite upload de fotos e vídeos, para mostrar alguns dos seus produtos/ serviços, e assim causar uma boa primeira impressão a quem pesquisa a sua empresa.
Disponibiliza dados de análise que mostram como e quando os utilizadores encontram a sua empresa. Com essas informações, poderá ajustar as suas campanhas para melhorar ainda mais visibilidade da sua empresa.
 

 

 
 
Google Maps Platform
 

A Plataforma do Google Maps permite colocar o seu negócio nos mapas da Google e incluir mapas interativos no seu site, para que os utilizadores encontrem o seu negócio mais facilmente. Divide-se em 3 produtos:

Maps – permite incluir mapas estáticos ou dinâmicos personalizados, imagens do Street View e visualizações em 360⁰ em websites e apps.
Routes – permite determinar trajetos, com dados abrangentes e trânsito em tempo real.
Places – Oferece nomes, endereços, classificações, avaliações ou dados de contato aos utilizadores que pesquisem por negócios semelhantes.
 

 

Conclusão
 

O Google Plus pode ter sido um flop como rede social, mas permitiu à Google aprender e desenvolver outras plataformas e aplicações que são um sucesso atualmente – Google My Business, Google Photos, G Suite, etc.

 

O fim desta plataforma significará, para todos os marketeers, menos uma rede social para gerir e simultaneamente um novo desafio de SEO.

 

Caso precise de ajuda a rever a sua estratégia de SEO, fale connosco!