« Voltar ao blog

Marketing Data Driven: Dados com significado!

3 min. leitura
Hoje em dia, torna-se relevante e cada vez mais para as empresas / marketeers, entender todo o processo de venda dos seus consumidores / clientes, no sentido a melhorar toda a experiência de usabilidade de montante a jusante.

Hoje em dia, torna-se relevante e cada vez mais para as empresas / marketeers, entender todo o processo de venda dos seus consumidores / clientes, no sentido a melhorar toda a experiência de usabilidade de montante a jusante. Este processo acontece na colecta de dados relevantes de informação e comportamentos, e no cruzamento destes, dos utilizadores, enquanto estes interagem com as plataformas – este processo é chamado de ‘Data Driven’. 


O que é Marketing Data Driven?


Marketing Data Driven é uma estratégia onde os profissionais obtêm informações sobre os consumidores a partir da análise de Big Data para otimizar a compra e transformar ideias em decisões executáveis. Isto é, tomar decisões mais objetivas sobre a estratégia de marketing baseando-se em dados de comportamento dos consumidores / clientes. 

Esta estratégia é um elemento essencial para uma campanha de marketing e publicidade ter sucesso. 


Quais os seus benefícios?

Com o uso de estratégias de 'Data Driven' tanto as empresas como os consumidores ficam a ganhar, especialmente quando são feitas corretamente, sendo que os benefícios podem variar:

  • Estratégia de marketing data

Com as informações obtidas através dos dados, os profissionais de marketing têm à sua disposição uma ferramenta que lhes permite melhorar a sua estratégia de conteúdo, oferecendo assim ao consumidor aquilo que ele procura.

  • Consciência de marca

A partir da estratégia Data Driven é possível criar Brand Awareness, onde o cliente / consumidor fica com a marca ‘gravada’ na mente através das suas experiências com um determinado produto ou serviço. Usabilidade, design, viabilidade da plataforma, segurança, reviews .. são alguns dos elementos que ajudam a que a sua marca fique memorizada na mente dos seus clientes / consumidores.

  • Experiência de consumo

Ao conhecer as preferências de cada consumidor os seus comportamentos tornam-se mais previsíveis, o que lhe permite a si poder antever e melhorar estes aspetos,  tornando assim as sua experiências de compra muito mais agradáveis.

  • Marketing customizado / direcionado

As mesmas informações fornecidas a partir do Data Driven sobre os consumidores acabam também por ser utilizadas para personalizar o plano de marketing. Isto é, amplia o foco de uma audiência genérica para um campo mais específico melhorando assim os resultados e interesse por parte da audiência.


Mas que tipo de dados são usados?

Todo o tipo de dados que sejam fornecidos são importantes, mas nem sempre todos são úteis para o uso de marketing. Para a estratégia de Marketing Data Driven prioriza-se as informações referente a “dados comportamentais”, informação que se encontra em constante mutação daí a haver vários tipos:

  • Dados anónimos de terceiros: gerados por visitas maioritariamente ao site da empresa e que são identificáveis ou a visita a partir de um outro site no qual a empresa não gerencia.

  • Dados conhecidos de terceiros: são gerados também por visitas ao site da empresa mas são conhecidas pelo nome, possivelmente por terem preenchido um formulário ou fornecido as suas informações de contacto. Contudo, também podem ser gerados a partir de visitas a outros sites no qual também forneceram informações através de um formulário.


Além dos benefícios expostos anteriormente, a estratégia de Marketing Data Driven ajuda essencialmente na segmentarização das campanhas ao seu público alvo para poder desenvolver conteúdo de marketing relevante e de engagement.


Fontes: http://alicewonders.ws/blog/2019/02/13/data-driven-marketing-na-tomada-de-decisoes/
               https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/marketing-data-driven-o-que-e-e-como-funciona/