Local SEO – coloque o seu negócio no mapa online!

Lembra-se da última vez que consultou uma lista telefónica impressa para procurar um estabelecimento local? Pois, hoje em dia já (quase) ninguém o faz. Com a evolução da internet, basta ao consumidor digitar o produto/serviço que procura, seja um canalizador, uma florista ou um restaurante e o motor de busca apresentará os resultados mediante a sua localização.
“46% de todas as pesquisas do Google são pesquisas locais” (business2community)
Cada vez mais os consumidores recorrem à internet para pesquisar estabelecimentos perto de si. Se tem um website e o seu público-alvo são os consumidores localizados perto da sua empresa, deve considerar aplicar táticas de Local SEO.
O Local SEO consiste em táticas de otimização de um site para que este surja nas pesquisas do público próximo da localização da empresa. Essas táticas de otimização consistem em:
Localizar a empresa – inserir o endereço completo da empresa no seu website
Registar a empresa no Google My Business – é uma ferramenta gratuita que permite às empresas gerirem a respetiva presença online no Google (Google+, Maps e pesquisa local), fornecendo aos consumidores dados sobre a localização e história das empresas.
Registar a empresa em diretórios online (paginasamarelas.pt, portugalio, gescontact…) –permitem inserir morada, contacto e informação sobre a atividade das empresas, o que ajudará o consumidor a encontrar o seu negócio
Gerir reviews – as avaliações são essenciais para demonstrar a qualidade do seu serviço, tanto para o consumidor, como para enviar sinais aos mecanismos de pesquisa de que o seu site é relevante, e assim subir no ranking dos motores de busca.
Na realidade o RGDP já entrou em vigor em 2016, mas o prazo final dado às empresas e entidades públicas para aplicarem as normas do regulamento terminou dia 25 de maio. Daí o bombardeamento que foi feito às nossas caixas de email nesta última semana.
5 Vantagens do Local SEO
Com a tendência para as pesquisas locais a aumentar a cada dia é importante que aplique estas técnicas de Local SEO se não quiser ser ultrapassado pela sua concorrência. Para que entenda a importância das pesquisas locais e do impacto que podem ter no seu negócio, aqui ficam 5 vantagens do Local SEO:
“64% dos consumidores utilizam os motores de busca e os diretórios como a principal forma de encontrar empresas locais”
Ora, se a internet é o principal meio que o consumidor utiliza para encontrar estabelecimentos locais e se a sua empresa não aparecer entre os resultados, então será como se não existisse e perderá potenciais clientes.
Timing e público-alvo perfeitos
Em grande parte das pesquisas locais o consumidor procura um serviço/produto, e não uma empresa em específico. Ao otimizar o seu site com o local SEO, estará a posicionar melhor a sua empresa e a promover o seu negócio aos clientes locais no momento em que estes precisam dos seus produtos/serviços.
A maioria das empresas não está listada no Google My Business
Ora, além de subir no ranking de pesquisa local no Google, estar listado no Google My Business pode ainda ajudá-lo a destacar-se dos seus concorrentes.
Alta Taxa de Conversão nos diretórios online
Os diretórios online dominam a primeira página das pesquisas locais e têm uma taxa de conversão mais alta do que os anúncios – cerca de 50%. Ou seja, ao colocar sua empresa em sites de diretório online, aumentará a visibilidade e as conversões do seu negócio.
78% das pesquisas locais móveis resultam numa compra offline (business2community)
Isto significa que, na maioria das vezes, quando o consumidor pesquisa negócios perto de si pretende realmente adquirir o produto/serviço que está a pesquisar. Ao não aparecer nos resultados destas pesquisas estará a desperdiçar oportunidades de negócio.
Não perca oportunidades de negócio e potenciais clientes. Comece já aplicar as técnicas de Local SEO e veja o seu negócio crescer.
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