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8 Tendências de Marketing para 2022!

3 min. leitura
O marketing digital divide-se em várias estratégias, cada uma utilizada com um objetivo específico de forma a inovar a comunicação entre empresas e público e com a crise causada pela pandemia, o marketing digital veio a evoluir e a transformar como as marcas alcançam os seus clientes.

O marketing digital divide-se em várias estratégias, cada uma utilizada com um objetivo específico de forma a inovar a comunicação entre as empresas e o público-alvo. Com a crise causada pela pandemia, o marketing digital veio a evoluir e a transformar a maneira como as marcas alcançam e interagem com os seus clientes.

No entanto, haverá sempre tendências de marketing que se destacam das restantes e que são as mais indicadas para cada empresa, principalmente em alturas de durante e pós pandemia.

Apresentamos assim, 8 tendências que vão melhorar a sua abordagem digital para este ano de 2022:

  1. Assistentes Virtuais / Chat Online
    Personificação e humanização dos assistentes virtuais criam uma maior aproximação com os consumidores das empresas no universo digital.
    Estes permitem criar uma relação sólida entre a marca e os seus clientes, possibilitando um atendimento rápido e eficiente.
    Todos nós sabemos que ter um assistente virtual, não está propriamente às mãos de qualquer empresa, certo? Em alternativa, aposte sempre nos Chats Online. Estes, tanto podem ser trabalhados com uma equipa pequena por trás, ou até serem parametrizados com mensagens minimamente automáticas. De que está à espera para fidelizar e arranjar mais leads para o seu negócio?

  2. Vídeos / short-form-videos
    Do Youtube ao Tik Tok, até aos Reels do Instagram, o vídeo ganhou relevância durante a pandemia. Os chamados "short-form videos" vão continuar a marcar as estratégias de marketing digital.
    Os vídeos influenciam as decisões de compra e conseguem alcançar um público mais jovem.

  3. Metaverse / ativos digitais em 3D / Realidade Aumentada
    Metaverse é o nome dado ao universo virtual, refere-se à visão do mundo digital imersivo e realista. Este reproduz a realidade através de dispositivos digitais no qual os seus utilizadores interagem uns com os outros.
    Um dos conceitos artísticos que começam também a entrar muito em tendêmcia, ou em 'moda' são as imagens seja, virtuais, 3D, icons 3D etc .. Algo que também começa a ganhar bastante relevância é AG (Augmented Reality - Realidade Aumentada), onde cada vez mais as empresas procuram além de digitalizar os seus produtos / artigos, criam abordagens digitais em realidade aumentada de forma a melhorar o processo de interação com a marca e a sua oferta, de empresa para cliente.

  4. Social Selling
    A venda de produtos através das redes sociais continua em alta. Para além de divulgar os produtos e remeter os consumidores diretos para o website, agora é possível realizar vendas através das próprias plataformas como por exemplo o Instagram.

  5. Marketing de Conteúdo / Story-telling
    Marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, publicações em redes sociais). Este é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para os seus problemas.

  6. Telecomunicações 5G
    A rede 5G assegura a maior velocidade e conexão dentre dispositivos, acabando por contribuir nos processos de compra e criar experiências mais fluídas entre marcas e público.

  7. Realidade Aumentada
    Cada vez mais marcas estão a recorrer à Realidade Aumentada, por esta ser capaz de potencializar a produção empresarial em qualquer setor, desde a manutenção industrial ao turismo.

  8. Marketing de Influência / Link Building
    O Marketing de Influência é uma estratégia que é cada vez mais utilizada pelas empresas para aumentarem a sua notoriedade e as suas vendas.
    O sucesso dos influenciadores em redes sociais é uma oportunidade para as marcas estabelecerem relações de parceria proveitosas e com resultados palpáveis.


Estas são algumas tendências para implementar na sua estratégia de marketing em 2022 e conseguir espalhar a sua marca pelo público.

Leia também os nossos artigos sobre Metaverse e Realidade Aumentada.

Fontes: https://exame.com/marketing/tendencias-marketing-2022/
              https://www.teamlewis.com/pt/magazine/tendencias-marketing-digital-2022/
              https://dhlexpress.pt/blog/5-tendencias-de-marketing-digital-para-2022-que-deve-saber/